segunda-feira, 2 de julho de 2012

Montanha - Torre da Prata

Depois de uma longa espera, emfim fui para a montanha Torre da Prata que fica na Serra da Prata, em Morretes. Jopz e Beto foram os parceiros dessa empreitada.
O Alexandre (PGDM pançudinho :D) me passou um track (thanks man) e o Jopz já tinha ido 3 vezes pra lá, então simbora.
Colocarei em tópicos informações importantes para quem for se aventurar nessa montanha.
* É difícil? É.
* Demoramos 5 hs pra subir e 3 1/2 pra voltar.
* Mesmo com GPS, algumas erradinhas básicas, tem muita trilha se cruzando por causa dos palmiteiros e caçadores, então aconselho levar GPS, servirá para descobrir o quanto antes o seu erro.
* O desmoronamento não afetou a trilha, da pra ver a destruição que houve na região bem de perto.
* Visual de Morretes, Antonina, Paranaguá, litoral desde Pontal até Caiobá e as ilhas do Mel, Peças e Superagui. * Tem visual também do conjunto Marumbi, Farinha Seca e Ibitiraquire. * Quase 15 km a pernada total.
* Altimetria começa em 74 mts e chega a 1500 mts.
* Fui com um bastão de caminhada, na subida peguei um bambu reforçado que ajudou muito, subi com "dois bastões". Na descida senti falta de um bastão mais longo, poderia ter me ajudado mais. ( o meu está quebrado ).
* Fomos pela estrada da Limeira onde chega no sítio do Sr. Jair, onde pode deixa o carro, sempre lembrando de oferecer um agrado $$$, chegamos as 07:30 e já estavam acordados.
* Tem dois pontos de água muito bons. O primeiro, com 400 mts de altimetria, o segundo passando dos 1000 mts, ou seja, não precisa sair tão carregado. Logicamente que depende muito de pessoa pra pessoa, mas acho que 1,5 litros já é sufuciente. Vai repondo no caminho.
* Para chegar ao sítio você cruza 2 rios, ou seja, se chover não vá pra lá se não tiver um carro alto ou 4x4.
* A trilha lá se compara a um labirinto, então, CUIDADO, eu dei um reforço na marcação da trilha com fitas, repetindo, não aconselho ir pra lá sem GPS.
* Começamos a pernada as 08:00 hs. Excelente horário, pois não pegamos noite na floresta, então começe neste horário ou um pouco antes se der.
* O livro do cume, fica numa gruta antes de subir para o cume, anotei o ponto no track.
* Segundo o Jops a área de acampamento melhorou muito do que era antes.
* Segue o track montanha Torre da Prata - GPSies - Track Torre da Prata
Chapas -
Isso ae. Valeu Ale pelo track. Valeu Jopz e Beto pela compania. mooooooooooooooooooove

1. Opaz, foi ótimo retornar depois de 10 anos para essa belíssima montanha... e mesmo 10 anos depois a mosquitada continua apavorando no cume da montanha alokos! Acrescento aos seus comentários que tem pernilongos e mosquitos chatos até no inverno, que tem dois ótimos pontos de água (um antes da metade outro quase no cume) e que o visual para o litoral do PR é incrível, dá pra ver do SUPERAGUI até CAIOBA!

JOPZ

2. Boa investida Mildo. Sobrou carrapatos na volta? Pessoal que foi lá no ano passado comentou isso.

3. Pena que meu alvará foi cassado aos 48 do segundo tempo :(

4. Legal esse sistema de topicos!. A torre eh um dos lugares mais bonitos que ja visitei... Parabens.
    Papael

5. Salve, salve
    Grande Mildão, parabéns pelo relato e pelas dicas, ótima ideia mesmo dividir em tópicos...

6. Parabéns pelo relato! Imagino que eu fosse levar um pouco mais de tempo pra fazer 15 km de pernada! :-)